quinta-feira, 8 de março de 2018

Para darmos um exemplo de Atestado, Parecer e Laudo Pericial, vamos seguir esse Caso Clinico.
Caso clinico:
Paciente R.A.D, 45 anos, sexo masculino, trabalha numa industria de remédios, sua função na empresa é verificar se todas as embalagens estão devidamente lacradas, o mesmo verifica uma embalagem por vez. Relatou que trabalha a maior parte do tempo em pé. Faz o uso correto dos EPI's. Procurou o serviço de fisioterapia queixando de dores no pulso e nos ombros, relatou também sobre um edema nos membros inferiores.

Atestado:
O paciente R.A.D foi avaliado pelo serviço de fisioterapia onde foi avaliado e constatado que o mesmo apresenta um quadro de LER devido o trabalho realizado pelo mesmo diariamente.
Devera seguir com o tratamento prescrito pelo fisioterapeuta, e devido ao ocorrido esta INCAPACITADO  de realizar atividades relacionadas ao seu setor.


Parecer: O paciente chegou ao consultório queixando de dores nos membros inferiores e superiores, especificamente na região do pulso, ombro e tornozelo, relatou sobre as atividades realizadas em seu trabalho, o mesmo foi avaliado e diagnosticado.

Laudo:

Paciente R.A.D 45 anos, com diagnostico FISIOTERAPEUTICO de LER, onde foi submetido a realizar vários testes e algumas avaliações para uma melhor percepção na alteração motora.
O mesmo deu inicio a fisioterapia onde seguiu um protocolo desenvolvido para seu quadro clinico.

No ano de 2010 o COFFITO dispõe sobre a elaboração e emissão pelo FISIOTERAPEUTA de Atestados, Pareceres e Laudos Periciais, em casos de demandas Judiciais.   

Como Surgiu a Fisioterapia do Trabalho?



No início da industrialização, no ano de 1879, no Brasil, em decorrência do aumento de acidentes de trabalho surge o prático em fisioterapia para dar assistência na recuperação de acidentados do trabalho.
No ano de 1968 o Centro de Reabilitação Profissional do Rio de Janeiro-RJ, ganhou, do Estados Unidos, um prêmio internacional de centro de referência em reabilitação de saúde do trabalhador do mundo.
Foi criada em 1998 a ANAFIT – Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, para normatizar a atuação do profissional no mercado.
Já em 2002, surge a SOBRAFIT – Sociedade Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, com a intenção de divulgar a pesquisa e intercambiar conhecimento nesta área, agregando profissionais de todo território nacional.
Por tanto, com a crescente ampliação no mercado de trabalho, a especialidade em Fisioterapia do Trabalho foi regulamentada em 2003, através da resolução COFFITO 259, de 18 de dezembro de 2003.
Logo em 2006, no Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho ocorreu a fusão das duas entidades ANAFIT e SOBRAFIT com o apoio do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
E em 2007 foi realizado um projeto de lei para inclusão do fisioterapeuta do trabalho na NR4, para que seja obrigatório em todas as empresas a presença de um fisioterapeuta do trabalho no quadro de funcionários.
O Que é a Fisioterapia do Trabalho?

A fisioterapia do trabalho surgiu devido a necessidade do acompanhamento da saúde do trabalhador, sendo baseada em algumas ciências como a ergonomia, atividade laboral, biomecânica, entre outras, sempre com o objetivo de prevenir, resgatar e manter a saúde ocupacional. 

CEREST.