Como Surgiu a Fisioterapia do Trabalho?
No início da industrialização, no ano de 1879, no Brasil, em decorrência do aumento de acidentes de trabalho surge o prático em fisioterapia para dar assistência na recuperação de acidentados do trabalho.
No ano de 1968 o Centro de Reabilitação Profissional do Rio de Janeiro-RJ, ganhou, do Estados Unidos, um prêmio internacional de centro de referência em reabilitação de saúde do trabalhador do mundo.
Foi criada em 1998 a ANAFIT – Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, para normatizar a atuação do profissional no mercado.
Já em 2002, surge a SOBRAFIT – Sociedade Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, com a intenção de divulgar a pesquisa e intercambiar conhecimento nesta área, agregando profissionais de todo território nacional.
Por tanto, com a crescente ampliação no mercado de trabalho, a especialidade em Fisioterapia do Trabalho foi regulamentada em 2003, através da resolução COFFITO 259, de 18 de dezembro de 2003.
Logo em 2006, no Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho ocorreu a fusão das duas entidades ANAFIT e SOBRAFIT com o apoio do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
E em 2007 foi realizado um projeto de lei para inclusão do fisioterapeuta do trabalho na NR4, para que seja obrigatório em todas as empresas a presença de um fisioterapeuta do trabalho no quadro de funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário